sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tubo de Ensaios 2010 - Brasílias


A UnB comemora a nona edição do projeto Tubo de Ensaios

Tubo de Ensaios é um projeto da UnB com objetivo de experimentação entre as diversas formas das artes cênicas e linguagens artísticas no campo performático.
Alunos graduandos, pós-graduandos, artistas locais e pesquisadores participam produzindo seus números, coexistem todos juntos e ao mesmo tempo nos dias das apresentações, resultado da multiplicação e recriação de metodologias artísticas

A ideia de performances coletivas em locais inusitados - é a marca registrada do projeto que se realiza há 10 anos.

A edição “Brasílias”

A edição comemorativa trará, além da novidade temática, as oficinas preparatórias.
O tema será explorado por meio da história da UnB e de Brasília, a ser contada pelas apresentações. Essas por sua vez, serão fruto das oficinas preparatórias.
As oficinas ocorrerão nas Semanas Preparatórias do Tubo de Ensaios, quando os interessados inscritos, terão 20 dias para produzirem em conjunto sua peça performática.Esses resultados serão as apresentações finais a serem apresentadas nos dois dias do evento.
As inscrições serão gratuitas.


Serviço
Tubo de Ensaios 2010 'Brasílias'
Quando: 21 e 22 de agosto de 2010
Onde: Instituto Central de Ciências - ICC, Entrada sul –
Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB – Asa Norte – Brasília, DF.
Horário: dia 21 Sábado às 21h e no dia 22 domingo às 20h

BLOG: http://www.tubodeensaiosunb.blogspot.com/

Realização:
DEA/DAC/UnB – Diretoria de Esporte, Arte e Cultura
Decanato de Assuntos Comunitários
Universidade de Brasília
Parceiros: SECOM – Secretaria de Comunicação da UnB
UnBTV – Canal Universitário da UnB
PRC – Prefeitura do Campus Darcy Ribeiro
IdA - Instituto de Artes


* * *




Catedral Rosa foi uma intervenção idealizada por Fábio Baroli e Susanna Aune. Realizada com a colaboração de um grupo de pessoas, o trabalho se constituiu ao modificar a iluminação da Catedral de Brasília através de interferências nos refletores do monumento em 28 de junho de 2006, dia do orgulho gay.

A intervenção prezou pela conservação do patrimônio, não danificando sua estrutura física. Contudo, de maneira sutil e poética, buscou questionar paradigmas histórico-sociais – apontando a igreja como a grande ditadora de nortes morais – e artístico-culturais – em que a assepsia do branco é um gene dominante na estética modernista de Oscar Niemeyer.


Ainda em 2006, o trabalho foi convidado a participar do multipliCIDADE, evento organizado pelo Coletivo Entretantos que promove ações e intervenções urbanas na ilha de Vitória, em Espírito Santo. Em 2010, no ano do cinquentenário da capital do país, foi homenageado pela curadora Renata Azambuja na exposição arquivo Brasília: cidade imaginário; e através em uma enquete popular lançada pelo Jornal Correio Braziliense, Catedral Rosa foi eleita a obra mais significativa dos 50 anos que marcaram a história de Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário