INSCRIÇÕES MINI CURSOS 2014

Inscrições para a Semana Preparatória 

de 01 a 12  de setembro de 2014


1 - Faça download da ficha de inscrição aqui

2 - Preencha todos os campos e envie para o e-mail tubodeensaiosunb@gmail.com até o dia 12 de setembro de 2014.


Para a grade horária da Semana Preparatória, acesse o link




Composições Ambientais em paisagens impossíveis
O que?

O que fizeram do Cerrado? Por aqui ele foi transformado em construção. Agora, não qualquer tipo de construção. Por aqui foi edificada a universidade federal pública de uma recente cidade moderna, capital de um país chamado Brasil. E isto, além de ter acontecido há somente pouco tempo, ainda continua a ocorrer até hoje. A cada momento, um pouquinho de Cerrado é transformado em algo diferente de si. Assim, não é surpresa alguma constatar que não mais que de repente a paisagem já tenha, mais uma vez, sido modificada. Pensando nisto, esta oficina propõe uma reflexão sobre as diferentes formas possíveis de compor poéticas sensíveis por entre os espaços da UnB.

30 vagas.
Quem?
Ary Coelho pesquisa as ações cotidianas do corpo para a dança. Em 2000, recebeu o PRÊMIO AÇORIANOS de melhor bailarino pelos espetáculos A + E = D e Náufragos em Manhattam. Iniciou sua carreira profissional no Ballet Teatro Guaíra, em Curitiba, como bailarino clássico. Foi contemplado pelo FAC/DF pelos projetos ‘LAB-5’ (2005); ‘Desconexadança’ (2008); e ‘Pensar é o que o cérebro faz quando está sentindo’ (2010). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2010). Atualmente é mestrando na Linha de Pesquisa ‘Processos Composicionais para a Cena’ no VIS|UnB.
Luisa Günther é professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Doutora (2013) e Mestre (2007) em Sociologia da Arte; Licenciada em Artes Visuais (2005); Bacharel em Sociologia (2005); e Antropologia (2002). Desenvolve pesquisas verbovisuais em: desenho/grafismo/ilustração; metodologias de ensino em artes visuais; escritos de artista; performance/ videodança/ dança contemporânea; panfletagem; sociologia da arte.
Onde e quando?
Segunda à sexta (15 a 19/09) das 16 às 18 horas
Anf 10 (Campus Darcy Ribeiro – ICC Sul)



Os Conceitos como Personagens – Um laboratório de filosofia em performance
O que?

O curso vai tentar introduzir a ideia de filosofia em performance por meio de exercícios em ambientes fechados e em espaços públicos que envolvam pensamento e corpo. Ao mesmo tempo, algumas performances serão examinadas e um projeto coletivo de filosofia em performance será desenhado e preparado.

30 vagas.
Quem?
Hilan Bensusan – Faz filosofia. Faz performance. Participou de coletivos como Flor de Insensatez e Esquizotrans. Desenvolve a ideia de filosofia em performance em eventos de filosofia, de performance e de filosofia em performance (Performance Philosophy Society). Seus filmes, ações e textos estão em hilanbensusan.net
Onde e quando?
Segunda, quarta e sexta (15, 17 e 19/09) de 14 às 18 horas
Núcleo de Dança (Campus Darcy Ribeiro – SG 10)



Cenografias – o espaço como elemento dramático
O que?

O curso pretende tratar do processo criativo da produção cenográfica, com enfoque na exploração dos potenciais dramáticos dos espaços e objetos cotidianos. Em primeiro momento será analisado o espaço dramático no decorrer da história, seguido pelas rupturas com esse espaço tradicional chegando à produção cênica contemporânea, culminando com oficina de criação/execução/sensibilização em cenografia/espaço (com potencial) cênico.

25 vagas.

Quem?
Luiz Eduardo Sarmento é arquiteto, cenógrafo e designer. Na UnB, participou em 2010 do Laboratório de Cenografia, coordenado pela professora Sônia Paiva, tendo trabalho selecionado para Quadrienal de Praga de 2011 – com cenário para a peça *Coralina ou a vida mera das obscuras*. É parceiro de
produção do Tubo de Ensaios há três edições, trabalhando sempre na
concepção cênica do evento. Seu trabalho mais recente em cenografia foi
para o Prêmio Congresso em Foco, em Brasília. Desde o início de 2014 é
sócio do estúdio *GRUPO arquitetura etc.*
Onde e quando?
Terça, quarta e quinta (16, 17 e 18/09) - das 10 ás 13:30
Acervo Artistico / DEA (Bat-Caverna)
 (Campus Darcy Ribeiro - ICC Sul / Subsolo - BSS269)


Oficina de introdução ao uso de novas tecnologias musicais interativas
O que?

Oficina de introdução ao uso de novas tecnologias musicais interativas, baseadas em Max e no Sistema Holofractal de Transdução de Música e Imagem (software livre), para sonorização de performances transmídia. 

O participante deve trazer seu notebook próprio.

10 vagas.
Quem?
Eufrásio Prates é doutor em Arte Contemporânea e mestre em Comunicação Social (UnB-DF), pós-graduado em Filosofia (UCB-DF), graduado em Música (FAAM-SP). Diretor musical da BSBLOrk-Orquestra de Laptops de Brasília. Autor dos livros "Passeio-relâmpago pelas ideias estéticas ocidentais" (1999) e "Os conceitos de interpretante na Semiótica de Peirce" (2013) e dos CDs "Música Quântica" e "Música Holofractal". Pesquisador associado do Laboratório de Multi-Aplicações Experimentais da UFRJ. 

Onde e quando?
De segunda à quinta (15 a 18/09) de 19 às 22 horas
Campus Darcy Ribeiro – ICC Sul – Anfiteatro 9 


 Dançar Jogando para Jogar Dançando - Vestindo o Movimento
O que?

Dançar Jogando para Jogar Dançando, é uma proposta de um workshop de jogos para dançar voltados para todas as idades, onde o foco é a utilização de objetos/instrumentos como facilitadores para a condução do conhecimento corporal, explorando as relações entre a potencialidade lúdica, a condução do movimento dançado e composições coreográficas. O workshop é direcionado a ambos os sexos, de modo que os interessados não necessitam possuir conhecimentos prévios de dança, necessitando apenas de disponibilidade para uma vivência corporal dançada. O trabalho proposto objetiva abordar processos didáticos e pedagógicos da dança contemporânea desenvolvidos em contextos educacionais, tendo como fundamento a construção da autonomia expressiva corporal. Jogos para Dançar é uma investigação didática das potencialidades dos jogos de regras para a finalidade de improvisação corporal em dança, desencadeando conhecimentos Estéticos, Linguísticos, Biomecânicos, Locomotores, Físicos e Pessoais. Potencialidades dos Jogos: Desenvolvimento do Vocabulário Corporal/Repertório de Movimento; Consciência do Aparelho Locomotor e dos Princípios Biomecânicos do Movimento; Composições Coreográficas. Público Alvo: Todas as idades
O que trazer: Uma peça de roupa e um objeto.

20 vagas.
Quem?
Fabiana Marroni Della Giustina
Dançarina e Arte-Educadora, atua nas áreas de espetáculos e de pedagogia da dança e do teatro. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília – UnB (2009), atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UnB (2014). Desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos nas Artes Cênicas principalmente nos seguimentos de processo de criação artística, dança contemporânea, contato-improvisação e jogos para dançar.
Desenvolve atividades de Extensão Universitária participando como intérprete e pesquisadora do Laboratório Mover/UnB, participa do projeto Caravana Cênica/UAB/ UnB como coordenadora pedagógica. Esse último conta com a parceria do festival Cena Contemporânea nas três últimas edições para a realização do Caravana Mediadas, recebendo alunos da Licenciatura em Teatro a Distância da UnB nos espetáculos e atividades formativas.
Onde e quando?
Segunda (15/09) de 15 às 18 horas, quarta (17/09) e sexta (19/09) de 9 às 12 horas
Núcleo de Dança (Campus Darcy Ribeiro – SG 10)


Voz e Entorno Acústico
O que?

Apresentar estratégias para a configuração de sentidos em performance a partir do som e da palavra. Com a apropriação de alguns parâmetros do som - intensidade, freqüência e timbre - produzir variações vocais, através da palavra e de outras produções sonoras corporais, e experimentar espacialização, edição e montagem de performance.

20 vagas.
Quem?
Sara Mariano é mestre em Arte e graduada pela Universidade de Brasília no curso Bacharelado em Interpretação Teatral em 2007. Concluiu o curso técnico em Dança Clássica em 1998. Estudou canto com a Dra. Silvia Davini, e estuda música, com o Professor Marcus Ferreira. Integrou o Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena - CNPQ. Atua como professora Substituta na área de Voz e Performance do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.
Onde e quando?
Núcleo de Dança (Campus Darcy Ribeiro – SG 10)
Terça, quarta e quinta (16, 17 e 18/09) de 8 às 12 horas



Descentralizando e destravando os corpos
O que?

Iniciação na prática da arte da performance. Fundamentos conceituais e práticos. Metodologias da criação performática. Pedagogia e práxis da performance. Desenvoltura e Improvisação. Descentralizando o corpo e as mediações performáticas.

25 vagas.
Quem?
João Gabriel é teórico e realizador dos estudos da performance. Doutor em Sociologia e Pesquisador Senior em performances culturais. Coordenador do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance - Transe da Universidade de Brasília.
Magno Assis é graduado em Licenciatura em Artes Cênicas UnB - 1999, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura - UnB - 2008. Idealizou e realizou projetos de intervenções teatrais e performáticas de caráter transformador, mobilizador e questionador, destacando-se o Teatro de Guerrilha, Grupo de Teatro Popular da UnB, e projeto Tubo de Ensaios, desenvolve ações artísticas interdisciplinares utilizando como método a linguagem da performance artística com um caráter lúdico e cômico.
Onde e quando?
Segunda à sexta (15 a 19/09) das 16 às 19 horas
Núcleo de Dança (Campus Darcy Ribeiro – SG 10)



Indisciplinaridades artísticas (des) centralizantes
O que?

Experimentos individuais e coletivos com diferentes linguagens artísticas, com exercícios de composição, montagem e edição com/para uma ação artística assistida final.

Inscrições encerradas: não há mais vagas.

Quem?
Fernando Villar é diretor, dramaturgo, performador e encenador radicado em Brasília, com espetáculos montados com artistas, grupos e instituições do Brasil, Américas e Europa desde 1981. Fundador do Grupo Vidas Erradas (1983-89), do Teatro Universitário Candango (TUCAN, 1992-2008) e dos seus atuais coletivos cênicos, CHIA, LIIA! (2007) E Chia Lia Jr. (2008). Formado em Artes Plásticas na UnB (1983), pós-graduado em direção teatral no Drama Studio London (1991) e Ph.D em Teatro e Performance no Queen Mary College, da University of London (2001). Professor do Departamento de Artes Cênicas desde 1993.

Onde e quando?
De 16/09 a 19/09 – 19 às 22 horas
Núcleo de Dança (Campus Darcy Ribeiro – SG 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário